O Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disponibilizou no início desta semana, a versão eletrônica do Referencial Curricular do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Rondônia. A meta é a sua implementação no início das aulas, nas escolas da rede pública estadual de ensino.
Com o Referencial Curricular, os professores possuirão um documento completo e contextualizado, sendo o “referente” para o desenvolvimento do seu trabalho, com base pedagógica para fazer seu planejamento e utilizar metodologias, procedimentos e recursos que considerarem necessários.
Ao longo de todo o processo de construção dos referenciais curriculares rondonienses, a Seduc, através da Gerência de Educação, deflagrou amplo debate e promoveu fóruns de discussão, tendo como base as suas regionais. Isto possibilitou integrar e democratizar o processo de discussão entre comunidade acadêmica, conselhos escolares, técnicos educacionais, professores, gestores escolares, instituições parceiras e a sociedade.
A gerente de educação, Rute Alves, cita que o amplo debate com a sociedade rondoniense visou promover um processo de construção coletiva, visando à transformação no processo educativo. “Fizemos um trabalho centrado na construção coletiva, tudo isso visando priorizar um desenho curricular por competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio da contextualização dos conhecimentos, da interdisciplinaridade e considerando a nossa identidade regional”, destacou.
Os fóruns de debates e deliberações
Como processo de reflexão do novo modo de governar Rondônia trazido pelo Governo da Cooperação e buscando os avanços e melhorias que a educação precisa, a Seduc estabeleceu como prioridade promover uma construção participativa, coletiva e democrática do referencial curricular.
Foram realizados fóruns regionais de discussão em Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Vilhena, São Francisco do Guaporé, Ouro Preto, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim e Porto Velho.
Isso possibilitou ampla discussão e reflexão sob diferentes olhares e com a efetiva participação dos protagonistas da ação pedagógica que executam o currículo do dia a dia da escola, os professores. A preocupação central da Seduc foi assegurar a legitimidade do processo de elaboração.
A sub-gerente de formação e tecnologia da gerência de educação, Zuleide Farias, lembra que a Seduc determinou que todas as escolas fizessem o dia “C”, o dia do Currículo, onde fizeram atividades com os professores, coordenadores pedagógicos e gestores para discutir e apresentar propostas para os fóruns regionais. “A meta foi garantir a participação e contribuição de todos os professores da rede na construção coletiva do referencial curricular”, reforça a professora.
Com as contribuições sistematizadas nos debates promovidos em todo o Estado, a Seduc realizou, em meados de outubro de 2012, o Fórum Estadual de Sistematização, que teve como objetivo deliberar sobre as contribuições advindas dos Fóruns Regionais, que culminou no documento balizador das ações pedagógicas da escola, contemplando os níveis de ensino fundamental e médio nas áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso; as modalidades de educação: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo e Educação Especial; os Temas Transversais; Avaliação e os Aspectos Pedagógicos.
Novo olhar para o ensino rondoniense
A secretária da Seduc, Isabel Luz, lembra que o referencial curricular é um marco histórico da Educação do Estado de Rondônia. Faz a reflexão que certamente, ao longo do tempo, ajustes serão necessários com a finalidade de promover mudanças para que ele fique ainda melhor. É um processo e o mais importante é que os professores também necessitarão de aperfeiçoamento permanente para o entrosamento com o presente documento. “Depois dele, acreditamos que o ensino e a aprendizagem serão diferentes. Nosso maior orgulho, esse referencial é fruto da cooperação. Foi composto com o nosso suor e com a força dos professores de todo o Estado”, reafirma Luz.
O Referencial Curricular de Rondônia
A palavra Referencial pressupõe que, a partir dele, se pode construir algo novo. É um documento norteador e balizador das ações pedagógicas com o objetivo de fornecer informações e orientações pedagógicas, contemplando as especificidades regionais, em conformidade com a legislação educacional vigente e as necessidades dos professores.
Tem como principais objetivos: contribuir com a inclusão escolar de toda população estudantil, o acesso ao conhecimento com equidade; propiciar condições de permanência e sucesso na escola; melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem; fornecer às escolas informações e orientações sobre estratégias pedagógicas e contemplar as especificidades regionais.
O referencial inclui as áreas de conhecimento com seus componentes curriculares obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais. Aborda outros temas, de modo flexível e variável, a serem contemplados e trabalhados conforme a especificidade de cada escola. Também favorece o processo de inclusão escolar, propicia condições de permanência e sucesso na escola, de melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e orientará para a formação continuada dos professores.
Os conteúdos são para todos os profissionais da educação, devendo ser subsídio primordial na realização da semana pedagógica nas escolas, contribuindo, portanto, na elaboração dos Planos de Curso e Planos de Aulas dos professores.
O acesso eletrônico pode ser feito através do link http://www.seduc.ro.gov.br/curriculo/?page_id=6
Texto: Celene Gomes – Assessoria Seduc
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM