Técnicos da Representação de Ensino (REN) de Vilhena se reuniram com as diretoras das escolas Marechal Rondon e Cecília Meireles na sexta-feira (4) para discutir a implantação do Projeto Guaporé de Ensino Médio Inovador naquelas instituições de ensino.
Conforme foi anunciado pelo governador Confúcio Moura na Abertura do Ano Letivo, ocorrido dois dias antes no município, as duas escolas estaduais de Vilhena, passam a oferecer já a partir desse ano a modalidade de ensino em tempo integral para alunos do 1º ano do ensino médio.
A proposta é atender três turmas em cada escola, cada qual com até 35 alunos. De acordo com a coordenadora pedagógica do ensino médio e Projeto Inovador da REN de Vilhena, professora Anandréia Trovó, nesse primeiro momento serão atendidos cerca de 200 alunos.
Pelo Projeto Guaporé, os alunos ficam na escola por oito horas. Num dos períodos estudam as disciplinas da grade curricular comum ao ano de estudo, e no contraturno participam de atividades extracurriculares, em três macrocampos.
O primeiro deles é a “Participação juvenil”, pelo qual os estudantes aprendem a se organizar em grêmios estudantis; traçam diretivas para a sustentabilidade, a partir da Agenda 21; e tornam-se membros da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, a Com-Vida.
Pelo segundo macrocampo são trabalhados a “Comunicação e o uso de mídias”. Aqui, os alunos terão oficinas de informática, tecnologia da informação, rádio e jornal escola, vídeo, fotografia e história em quadrinhos.
As oficinas de pintura, dança, reciclagem, cinema, teatro e contação de história são partes do macrocampo “Cultura e arte”.
Em Vilhena, as atividades do contraturno serão realizadas nos ambientes da TV Escola, biblioteca, sala de leitura, laboratórios de ciências e de informática e nas quadras poliesportivas.
De acordo com o secretário da Educação, Júlio Olivar, encontros semelhantes ao de Vilhena estão ocorrendo em todo o estado, com o objetivo de estruturar e implantar o Projeto Guaporé em escolas estaduais. “A proposta do governador com o ensino médio inovador é desenvolver nos estudantes o protagonismo juvenil, a autonomia nas decisões e busca pelo conhecimento, a partir da análise crítica dos conteúdos ensinados nas salas de aula”, explica o secretário.
A versão preliminar do Plano de Reestruturação Curricular de cada escola, debatido na sexta-feira, será apresentada em encontro com técnicos do Ministério da Educação, a ser realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Ji-Paraná.
A técnica da REN Elisângela Volante Zocchi, as supervisoras e coordenadoras do Projeto Guaporé nas escolas Marechal e Cecília também participaram da reunião em Vilhena.
Assessoria de Comunicação/Seduc.
FONTE/HOJERONDONIA.