Seguindo a política de valorização dos servidores, instituída pelo Governo da Cooperação, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cerejeiras realizou na sexta-feira (9) o 2° Encontro de Agentes de Limpeza e Conservação e Agentes de Alimentação das escolas estaduais do município sede, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste. Aproximadamente 100 servidores participaram do evento no Centro Comunitário da Igreja Católica.
Na cerimônia de abertura, a coordenadora da CRE/Cerejeiras, professora Maria Ferreira, disse que o principal objetivo do encontro é elevar a autoestima do pessoal de apoio educacional, através de capacitação e informação que visem melhorar as condições de trabalho.
“Por um dia, os diretores administraram a escola sem os zeladores e merendeiras titulares, tendo que substituí-los para atender normalmente aos alunos. Certamente, os demais funcionários, incluindo os professores e a equipe gestora, sentiram a falta desses servidores e perceberam o quão importante eles são no processo de melhoria da qualidade da educação”, destacou a coordenadora. “Em nome do governador Confúcio Moura e da Secretária da Educação (Seduc), Isabel Luz, agradeço a vocês que conservam limpos os pátios e salas de aula, e preparam uma alimentação nutritiva e saborosa, tornando as nossas escolas um ambiente acolhedor para os alunos.”
A palestra da fisioterapeuta Cátia Ribeiro Sampaio foi uma das atividades do encontro. A profissional deu dicas de postura aos servidores e comandou uma série de exercícios práticos de alongamento e aquecimento corporal. “Como vocês estão sempre fazendo esforço físico e carregando objetos e utensílios pesados como, carteiras, baldes d’água e panelões com alimentos, é necessário fazer algumas mudanças na rotina diária para evitar dores na coluna e lesões musculares”, orientou. O engenheiro agrônomo Rodolfo Ribas, da Emater local, ensinou a fazer biofertilizantes e adubos orgânicos e como utilizá-los na horta caseira ou da escola.
“Nós ficamos a maior parte do tempo na escola e nem sempre compreendemos o valor que tem o nosso serviço. Aqui a gente se conheceu melhor. Isso nos fez muito bem”, disse a agente de limpeza e conservação Edinalva de Souza Oliveira, da Escola Osvaldo Piana em Corumbiara. O encontro terminou com o sorteio de brindes.
Texto e fotos: Jovino Lobaz / Ascom Seduc.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM