Representantes da Semed, PRF e 3º BPM, acompanham procedimentos de vistoria realizada pelo Detran-Ciretran de Vilhena.
Todos os veículos que serão destinados ao transporte escolar do município no 2º semestre de 2018 foram vistoriados hoje pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A ação acontece no pátio da pista de testes de Vilhena, situada no final da avenida Melvin Jones, no bairro Moisés de Freitas. Representantes da secretaria de educação do município, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal acompanham os procedimentos. A fiscalização verifica itens estabelecidos no artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro, bem como normas de outros órgãos reguladores.
Para dar início à fiscalização, motoristas da frota estacionada foram orientados a dispor em frente aos veículos extintor, macaco, chave de roda e triângulo. Entre as exigências é preciso que os veículos estejam com dispositivos de visibilidade dianteira e traseira adequadamente conservados, como espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.
De acordo com Gustavo Ozeika, chefe da Ciretran de Vilhena, é a segunda vistoria do ano. Para ele a medida oferecerá “a noção real da situação dos 64 veículos listados Aqueles que não forem apresentados ou não passarem na vistoria, terão até o dia 15 de agosto para nova avaliação”, explica.
A ação é realizada a cada semestre, para manter o controle e segurança no transporte dos usuários.
Para fazer a vistoria estão sendo requisitados que os veículos apresentados estejam limpos (parte interna, externa e inferior), juntamente, seus motoristas deverão ter em mãos Certidão Negativa e Carteira Nacional de Habilitação, CNH, e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.
VISTORIA INTERNA – De acordo com Edson Ramos, diretor geral de transporte, vistoria dos veículos escolares também será realizada pela Secretaria de Educação nos dias 18,19 e 20.
Neste processo de fiscalização será avaliada a parte mecânica dos veículos. “Veículos irregulares terão cinco dias para regularização, ou serão eliminados da frota”, explica Edson. Para a Semed, manter os procedimentos de fiscalização em dia garante a segurança no uso desse meio de transporte e gera confiança nos pais dos alunos.
FONTE: Semcom