É uma avaliação aplicada pelo Governo de Rondônia, por meio da Seduc, em parceria com os municípios
A prefeitura do município de Chupinguaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou nesta segunda-feira (07/07), a aplicação de simulados formativos com alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal. Com o objetivo de diagnosticar o rendimento dos alunos e obter um panorama geral de ensino em Chupinguaia.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem aplicado simulados do SAERO (Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia), como parte da preparação dos estudantes para as avaliações oficiais. Essa iniciativa busca diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos e ajustar o planejamento pedagógico com base nos resultados.
Objetivo dos simulados aplicados pela Semed: Preparar os alunos para o formato e conteúdo da prova oficial, identificar dificuldades de aprendizagem, e apoiar a formulação de estratégias pedagógicas mais eficazes.
Segundo a Secretária Municipal de Educação-Semed, Maria Cândida, os simulados são provas objetivas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e com certa similaridade com as avaliações desenvolvidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb. “O foco deste simulado é para nós identificarmos quais são as dificuldades dos nossos alunos e traçar estratégias de trabalho para elevar o nível de aprendizagem”, explicou.
“A transformação desta realidade para melhor é a missão que o prefeito Dr. Wesley Araújo nos confiou. Neste sentido, nós temos nos esforçado para melhorar o desempenho escolar dos nossos estudantes, com aulas de reforço e acompanhamento com psicólogos”, destacou a secretária.
Para o prefeito Dr. Wesley Araújo (PP), a iniciativa é uma maneira de realizar o mapeamento do nível de aprendizagem de cada estudante e traçar estratégias eficazes de ensino para que os alunos adquiram conhecimento e consigam ter um bom desempenho durante a prova do Saeb, que será foi realizada no ensino municipal.
“Os estudantes passaram muito tempo longe das escolas. Agora que eles voltaram é importante oferecer a eles essa oportunidade de testar os conhecimentos e se familiarizar com as avaliações que são importantes para mensurarmos quais conteúdos precisam ser reforçados em sala de aula”, afirmou o prefeito Dr. Wesley.
Fonte: Por Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa