O sistema avalia alunos do município que estudam no 2º, 3°, 5º e 9º do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio
A Prefeitura Municipal de Chupinguaia/RO; através da administração do Prefeito Dr. Wesley Araújo (PP) do vice-prefeito Eliezer Paraíso (PSD), por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, será realizado a partir do dia 17 e 25 de novembro de 2025, às aplicações das avaliações externas aplicadas pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc e Secretaria Municipal de Educação – Semed, do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens da Língua Portuguesa e Matemática, edição 2025.

A atividade, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, e da Secretaria Municipal da Educação – SEMED, acontecerá nos dias de 17 e 25 de novembro, nas escolas do município e Distritos de Chupinguaia, com foco na preparação dos estudantes para as avaliações externas como o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia-Saero.

Os alunos da rede pública de educação vão passar por mais uma bateria de testes visando indicar a qualidade do ensino ofertada pela rede estadual e municipal de ensino e de monitoramento das políticas públicas educacionais na perspectiva de atender as demandas dos estudantes assegurando um percurso escolar com êxito.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Cândida Gurgel, a ação é voltada aos estudantes do município e Distritos. Às aplicações das avaliações externas faz parte de um conjunto de estratégias que incluem capacitação docente, uso de plataforma educacional, livro físico e avaliações diagnósticas. A participação ativa de professores e estudantes nesse momento é essencial para o mapeamento das aprendizagens e identificação de pontos que precisam ser fortalecidos.

“O SAERO é uma maneira de formular estratégias melhores na educação, pois com os resultados da avaliação é possível diagnosticar possíveis falhas e buscar ajustes organizando um planejamento pedagógico coordenado, gerando mais qualidade e equidade para o ensino fundamental”, comentou a Secretária Municipal de
Educação, Maria Cândida Gurgel.

Para o vice-prefeito, Eliezer Paraíso, que representou ao prefeito Dr. Wesley Araújo (PP). Às aplicações das avaliações externas é uma ferramenta poderosa que permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos e agir com precisão na melhoria do ensino, para que o Estado siga avançando na qualidade da educação.

A expectativa da Seduc é alcançar uma elevação de 30% nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e 13% em Matemática nos níveis Proficiente e Avançado. O projeto está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual de Educação de Rondônia (PEE-RO), conforme estabelecido nas Leis nº 13.005/2014 e nº 3.565/2015.

Presentes na escola Ana Paula Marques do Distrito de Boa esperança, o vice-prefeito Eliezer Paraíso, Secretária Municipal de Educação Maria Cândida Gurgel, vereador Eder da Van, equipe da Superintendência da Secretaria de Educação do Estado de Vilhena, Joice da Semed e a diretora da escola.
Fonte e Fotos: Por Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa



