“Vamos formar um corrente bem forte pela educação”, pede a Promotora de Justiça Dra. Yara Travalon, Curadora da Infância, Juventude e Educação, nesta quarta-feira, 01, durante a cerimônia de abertura da IV Semana Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena. Que ainda destaca que todos são importantes para transformar a sociedade e todos devem agir como se estivessem agindo com os próprios filhos.
Com o tema “Contribuições para uma prática educacional transformadora”, o evento reúne mais de mil educadores para iniciar as atividades do ano letivo 2012. “Esta é a primeira formação continuada. O primeiro momento onde nossa equipe se reúne para discutir, aprender mais e refletir sobre educação”, destaca José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação.
Iniciada em 2009, a Semana Pedagógica inova e atende aos pedidos de oficinas e palestras feitas pelos próprios funcionários da rede municipal de ensino. “O principal objetivo é oferecer à todos os participantes momentos de reflexão a respeito de como a ação de cada um pode contribuir para a construção de novas práticas educacionais capazes de transformar o dia a dia da escola e, consequentemente, toda a sociedade”, enfatiza Edmar dos Santos Pereira, Secretário Adjunto de Educação.
O prefeito, José Luiz Rover, destaca que o educador tem a missão de aprender para ensinar. Que o compromisso é com a escola, com os pais, alunos, fazendo sempre o melhor pela educação do município. A diretora escolar Lysania Frisselli enfatiza que o compromisso do educador é com a vida.
Palestra
Gabriel Perissé prendeu a atenção de todos ao discorrer sobre “Conflito, violência e bullyng: causas e conseqüências”, mostrando que a causa de bullyng não está somente na escola. “Uma cidade precisa se tornar educadora. E isso acontece quando há educação no trânsito, na fila do banco, por exemplo”.
Pós-doutor em Filosofia e História da Educação, Perissé chamou os presentes para reflexão sobre suas ações particulares. “Todos influenciam a todos. Todos participam”. Ainda parabenizou a cidade de Vilhena, por ter escolhido discutir sobre violência antes do início das aulas. Destacou a presença do prefeito José Luiz Rover até o final da palestra e afirmou que Vilhena está no caminho certo. Para ele, o conhecimento traz a responsabilidade.
Para finalizar sua palestra e deixar uma reflexão aos educadores presentes, o professor disse: “A violência é a grande falta de valores, de compreensão, de amor”.
Ainda nesta quinta e sexta-feira continuam as oficinas voltadas aos professores, gestores, secretários escolares e equipe de apoio.
SEMED/VILHENA/RO.
FONTE/HOJERONDONIA.