Semed oferece formação continuada em Educação Inclusiva

De 28 de fevereiro a 02 de março a Secretaria Municipal de Educação ofereceu às Escolas Cristo Rei, Antônio Donadon, Marcos Donadon e Dalila Donadon um estudo individualizado sobre “Educação Especial Numa Perspectiva Inclusiva”, com a Professora Doutoranda Rosângela Machado…

Este programa de Formação Continuada iniciou em 2011, procurando trabalhar as especificidades de cada escola. “Conhecer os problemas e as dificuldades da sua sala de aula, fica mais fácil para enxergar as alternativas de melhoria”, afirma José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação.

A formação acontece na própria escola em duas etapas. Na primeira, em fevereiro, a professora conversa, conhece, discute e ensina a diferença entre educação especial e educação inclusiva. Deixa atividades a serem desenvolvidas para, na segunda etapa, final de julho, serem apresentadas. Desta forma, podem-se avaliar os resultados, sejam eles positivos ou negativos. As primeiras escolas contempladas foram Angelo Mariano, Ivete Brustolin e Hermógenes R. Nogueira. Quando houve a segunda fase para estas escolas, foi inserida a primeira para a escola Cristo Rei.

Segundo Rosângela Machado as escolas precisam viver a inclusão, não somente de pessoas com deficiência ou dificuldade de aprendizagem, mas todos. “Educação é um direito de todos. A educação especial cuida da pessoa com deficiência inserindo-a na educação regular. O professor de sala regular ensina o aluno com deficiência da mesma forma como ensina os demais. Assim, acontece a inclusão”.

A segunda fase da formação para as escolas Antônio, Marcos e Dalila Donadon acontecerá final de julho. Data onde será inserida uma nova escola. “Queremos oferecer este estudo diferenciado à todas as escolas. E nossa equipe está avaliando e verificando qual escola será a próxima a receber esta formação.”, enfatiza Arrigo.

SEMCOM/SEMED/VILHENA.

FONTE/HOJERONDONIA.





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