SEMED REALIZA PIT STOP NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a prefeitura de Vilhena através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se uniu a pais e professores para a realização de dois Pit Stop’s, no Semáforo da Avenida Major Amarante com a Marques Henrique. O primeiro ocorreu no início da manhã e o outro no final da tarde da última terça-feira.

Para a gerente pedagógica de educação especial da Semed, Maria Sueli da Silva Martins, a mobilização foi uma forma de solidariedade às famílias que enfrentam a síndrome por meio de distribuição de panfletos informativos e fitas na cor azul que é um dos símbolos desta causa. “Esta mobilização teve uma dimensão muito maior do que esperávamos, pois a receptividade das pessoas que passaram pelo local e pararam para pedir esclarecimento prova que a população está cada vez mais preocupada com as nossas crianças”, explicou.

O autismo é mais comum em crianças do que se somarmos os casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos. É um transtorno definido por alterações antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social, e no uso da imaginação.

Para o secretário municipal de educação, José Arrigo, quem tiver uma criança com alguma dificuldade, não só autista, deve procurar o atendimento especializado. “Nós estamos no caminho, pois uma das preocupações do prefeito Zé Rover desde o primeiro mandato é garantir esse atendimento gratuitamente através da rede municipal de ensino”, enfatizou.

O azul foi escolhido como um dos símbolos da síndrome devido à proporção em que atinge pessoas do sexo masculino, essa proporção chega a quatro homens autistas para uma mulher com o mesmo diagnóstico.

SEMCOM

FOTO: NANO LABAJOS

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?