SERVIDORAS DA SAÚDE PARTICIPAM DE ENCERRAMENTO DE CURSO EM BRASÍLIA

Funcionárias da secretaria municipal de saúde participaram no mês de setembro encerramento do curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde (Cegest), em Brasília 11 a 13 de setembro.

De acordo com a gerente técnica da saúde, Adriana Tolfo, o curso aconteceu em todo território nacional no período de 6 meses, foi realizado via online e apenas o primeiro e último encontro, foram presenciais em Brasília. “Toda despesa do curso como passagens hospedagem foram custeados pelo próprio Ministério da Saúde, a Semusa foi parceira apoiando e incentivando os seis funcionários a participarem do curso”, afirmou a técnica.

Ao todo foram 400 alunos concluintes do CEGEST, e o encerramento do curso aconteceu no dia 13 de setembro em Brasília. Segundo o Ministério da Saúde, Alexandre Padilha, “não faz saúde com qualidade sem profissionais capacitados. Nenhum país com a mesma dimensão que o nosso assumiu o mesmo compromisso de construir uma saúde pública e gratuita para população. O Curso nos ajudará muito nesse propósito”, declarou Padilha, Ministro da Saúde.

O secretário salientou a importância da capacitação dos funcionários da saúde, “esse curso vem é qualificar, reforçar as estratégias para implantação da política de promoção de saúde do trabalhador da saúde, por isso a administração apoio e investe na capacitação em diversos setores da saúde pública.

Adriana contou que, Rondônia foi representada apenas por Vilhena, nenhum outro município esteve no encerramento do curso. “O curso nos ofereceu a oportunidade de construir 04 projetos, e trazer para Vilhena para sua implantação, beneficiando os trabalhadores do município”. Durante o encontro foram apresentados todos os trabalhos finais dos alunos, bem como mesas de debates sobre os conceitos e princípios para intervenção no campo da saúde, dos trabalhadores e a importância das mesas de negociação. Além da técnica e enfermeira Adriana Tolfo, participaram também do curso as enfermeiras Dalvelena Pinheiro, Susiane Bonfim, a psicóloga Monica Wolpeto, Claudia Moreira, Neli Pinho.

Curso
O curso realizado na modalidade presencial-distância teve o objetivo de contribuir na implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, fortalecer as ações de promoção do trabalho em saúde mediante a formação no campo da gestão das condições de saúde e trabalho no setor saúde, estimular a formulação de propostas de intervenção para o fortalecimento da gestão das condições de saúde e fortalecer e ampliar os espaços de negociações sobre a gestão das condições de saúde e trabalho no SUS. Ao todo foram 136 horas, distribuídas em cinco módulos à distância.

Flávia Rosane

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?