Por determinação do governador Confúcio Moura, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) é um dos patrocinadores da 1ª Ficop (Feira Industrial e Comercial de Pimenta), nos dias 8 e 9 de julho, em Pimenta Bueno. Segundo o superintendente Júlio Olivar, é importante entender o segmento turístico no viés do desenvolvimento econômico e social.
“Pimenta é rica, décima mais populosa de Rondônia, bem localizada e faz parte do Circuito Turístico BR-364, que está sendo consolidado pela Setur. A cidade é também considerada pólo no estado nas indústrias de bicicletas, confecção, água mineral e cerâmica. Esta riqueza precisa ser mostrada, e a feira terá esse papel”, destaca Olivar.
Para a Setur, o crescimento da economia “pode e deve” favorecer o turismo. Segundo o superintendente, “quando a indústria, o comércio e o setor de serviços vão bem, começa-se a pensar mais em urbanismo, meio ambiente, espaços públicos de lazer, cultura, gastronomia, enfim, na qualidade de vida da população, que se torna mais receptiva; esse é o cenário propício ao desenvolvimento de projetos e ações turísticas”.
Em Pimenta Bueno há vários atrativos que precisam ser melhor explorados. Um deles é o Vale do Apertado, propício à prática de esportes radicais, expedições científicas e ecoturismo. O município também é rico em cavernas, cânions e praias de rio.
O município começou a ser ocupado por não-índios a partir de 1912, com a expedição militar comandada pelo herói nacional Marechal Cândido Rondon, que fundou no local o posto telegráfico que integrou a região ao restante do Brasil. Aliás, a Setur está atuando para instituir o circuito turístico “Caminhos de Rondon”, que inclui Pimenta.
Outro ponto que pode ser explorado é o turismo de eventos: a Expopib (Exposição Agropecuária) é um dos acontecimentos mais tradicionais do gênero no Norte do País. Para Olivar, os desfiles, mostruários e exposições de moda, que mostrem a produção do centro industrial local, podem fazer parte de um calendário muito atraente e fixar a imagem da cidade como referência no segmento.
HOJERONDONIA:
ASSESSORIA: