Ser Legislativo é uma missão teoricamente mais fácil. Sem poder de realizar, basta prometer, fazer indicações, pedidos, apresentar emendas. Se der certo, maravilha. Se não der, já fez a parte dele. Mas, muitos políticos não gostam dessa situação. Preferem mais a ação e para isso migram do Legislativo para o Executivo.
E nada melhor do que começar no Executivo pela prefeitura, uma espécie de “ensino fundamental” da gestão pública. Pensando nisso, muitos deputados estaduais ensaiam uma pré-candidatura para as eleições municipais do próximo ano. As disputas regionais, quase sempre, acabam gerando atritos e mal estar entre os pares, no exercício do mandato Legislativo.
Com mais ou menos chances, pelo menos 10 nomes podem se aventurar numa disputa municipal. Na capital, há a especulação em torno de quatro nomes: Epifânia Barbosa (PT), Zequinha Araújo (PMDB), Jean Oliveira (PSDB) e Valter Araújo (PTB). O ex-deputado estadual David Chiquilito (PCdoB), ainda poderia vir, novamente a disputar a prefeitura. Ele exerceu o mandato por dois meses na atual Legislatura, mas cedeu lugar ao deputado Marcos Donadon (PMDB), a mando da Justiça.
Ji-Paraná, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, deverá ter dois deputados estaduais na disputa: Jesualdo Pires (PSB), mesmo com a imagem solapada pela fraca atuação e Euclides Maciel (PSDB). O suplente de deputado e sub-chefe da Casa Civil, Edvaldo Soares (PDT), também é cotado para entrar na disputa.
No Cone Sul, o deputado Luizinho Goebel (PV), tenta se equilibrar com apoio de Ivo Cassol e Confúcio Moura (PMDB), enfrentando o clã Donadon e o prefeito e ainda aliado seu, José Rover (PP), sonhando em conquistar a prefeitura de Vilhena.
Outros nomes também podem figurar nas urnas eletrônicas, em 2012. É o caso do deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), cotado para disputar a prefeitura de Machadinho do Oeste; o deputado Edson Martins (PMDB), que estaria pensando seriamente em retornar à prefeitura de Urupá e a deputada Gluacione Rodrigues (PSDC), que não esconde de ninguém o seu desejo de comandar a prefeitura de Cacoal.
Rondonoticias:
Hojerondonia: