Supercomboio cruza o rio Madeira com toneladas de soja equivalente a 65 cristos redentores


Essa foi a maior operação de transporte de grãos no Brasil. Em cifras, o comboio tem o valor superior a R$ 165 milhões, levando em consideração a cotação atual da saca de soja. Comboio de 30 barcaças navega o rio Madeira, em Porto Velho — Foto: Tr3s marketing

Um supercomboio fluvial levou 75 mil toneladas de soja de Porto Velho (RO) a Santarém (PA) pelo rio Madeira, em fevereiro. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), essa foi a maior operação de transporte de grãos no Brasil considerando o peso da carga.

O comboio era formado por 30 barcaças: grandes “pranchas flutuantes” que carregam cargas pesadas pelos rios. Como são possuem propulsão própria, essas pranchas são “empurradas” por uma embarcação com motores superpotentes.

💰 Em cifras, a carga tem o valor superior a R$ 165 milhões, levando em consideração a cotação atual da saca de soja, de aproximadamente R$ 132,00.

Além da praticidade na logística, a Antaq aponta que a consolidação da operação é um marco para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

O peso transportado pelo empurrador é equivalente a uma das opções abaixo:

  • 65 cristos redentores, considerando que, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a estátua tem 1.145 toneladas.; ou
  • mais de sete Torres Eiffel, que, de acordo com administração, pesa 10.100 toneladas.
Maior comboio do país — Foto: Tr3s marketing

Maior comboio do país — Foto: Tr3s marketing

Se essa carga fosse transportada por meio terrestre, seria suficiente para encher 1,5 mil caminhões com capacidade para 50 toneladas. Enfileirados, esses caminhões ocupam 27 quilômetros.

🔎A título de comparação, é como se existisse uma fila desses veículos de Porto Velho até a cidade vizinha, Candeias do Jamari.

O empurrador usado no transporte tem uma capacidade inédita. Com quatro motores de 1,18 mil cavalos de potência, ele tem uma força de 7 e 12 caminhões pesados trabalhando juntos.

A viagem de Rondônia até o Pará durou cinco dias e foi um teste da empresa responsável, a Transportes Bertolini Ltda. Com o sucesso, a embarcação agora passa por tramites para conseguir as licenças necessárias para transitar com frequência.

Fonte: Por g1 RO

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