Superintendente de turismo faz visita técnica ao vale das cachoeiras

o proprietário do local, Gerci Paulino (à esquerda) com o deputado Edson Martins e Júlio Olivar

Na quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, o superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, visitou em companhia do deputado estadual Edson Martins (PMDB) a Pousada Vale das Cachoeiras, localizada numa área de 113 hectares, 63% da qual de reserva legal, na tríplice fronteira entre os municípios de Teixeirópolis, Nova União e Ouro Preto do Oeste. A viagem serviu para verificar as necessidades estruturais e os avanços da iniciativa privada em relação aos roteiros turísticos de Rondônia.

Quedas de 32 metros, Júlio Olivar

Olivar constatou que a pousada gera 16 empregos diretos e tem capacidade para hospedar 45 turistas por dia, podendo atender até 450 pessoas para confraternizações familiares e de funcionários de empresa. Recentemente, os estrangeiros passaram a procurar a pousada para as temporadas de férias. Turistas americanos, ingleses e australianos aparecem com mais frequência. Segundo seus proprietários, os irmãos Claudecir e Gerci Paulino, o fluxo de turistas no local é de 300 pessoas, em média, por final de semana, e de mil, em média, nos feriadões prolongados.

A principal atração da pousada é a Cachoeira do Rio Mandi, a mais alta de Rondônia, com queda d’água livre de 32 metros de altura. O rio nasce dentro do Assentamento Margarida Alves, numa reserva legal de cinco mil hectares, localizada em Nova União.

Para chegar à cachoeira, a partir da pousada, o turista percorre um quilômetro de carro até a mata, mais 600 metros de trilha entre os arvoredos. No local, o visitante desfruta de duas áreas de banho e conta com dois mirantes para apreciar a exuberância da natureza. O vale é formado por pelo menos mais 10 cachoeiras menores com queda d’água livre de 3 a 10 metros de altura, onde se pode ver macacos, capivaras, veados e várias espécies de aves, entre outros animais silvestres.

O empreendimento turístico passou a receber público somente a partir de 2007, quando os irmãos Paulino compraram a propriedade, pouco tempo depois de tê-la visitado num passeio ciclístico promovido por um grupo de 12 pessoas de Ouro Preto do Oeste. “Na época, a parte onde fica o chalé mais bem equipado da pousada era coberta de pasto para a criação de carneiros”, disse Gerci. “Hoje, a área está toda reflorestada”.

Além de farto café da manhã, almoço e banho de cachoeira, a pousada oferece piscina natural e toboágua aos hóspedes. E, em curto prazo, tem projeto para construir quadra de sabão e estrutura para a prática de rapel, tirolesa e arborismo. “O lugar é simples, com estrutura rústica, mas muito bem planejado e aconchegante”, avalia Olivar.

A Pousada Vale das Cachoeiras iIniciou negociação com empresários do setor hoteleiro, de bares e restaurantes para criar um Circuito Turístico que agregue potencialidades dos municípios de Ouro Preto, Teixeirópolis e Nova União.

COMO CHEGAR

Localizada na Linha 81, Travessão 24, Lote 26, Gleba 16-E, em Nova União, tem dois acessos pela BR-364, rumo Porto Velho-Vilhena.

. Pela RO-470: Aproximadamente 4 km antes de chegar em Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 24 km, tome a estrada vicinal 24 à esquerda, e siga por mais 13 km.

. Pela RO-473: Aproximadamente 10 km depois de passar por Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 20 km, tome a estrada vicinal 20 à direita, e siga por mais 16 km.

CIDADES MAIS PRÓXIMAS

– Ouro Preto do Oeste, a 46 km

– Teixeirópolis, a 20 km

HOJERONDONIA:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?