Técnicos da Sedam participam de Curso de Investigação de Incêndios Florestais

O aumento de incêndios florestais nas últimas décadas evidencia as ações de prevenção como fator essencial à política ambiental. O primeiro passo para equacionar o problema causado pelos incêndios florestais é saber quais as suas causas. Por isso, técnicos da Coordenadoria do Meio Físico da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) participaram do curso de Investigação das Causas de Incêndios Florestais, que ocorreu no período de 3 a 8 deste mês, em Rio Branco/AC.

O curso teve como objetivo preparar técnicos que atuam na temática de incêndios florestais para identificar, em campo, elementos e indícios, investigar e determinar as origens e causas de incêndios florestais, e redigir laudos, subsidiar autoridades, elaborar autos de infração e buscar responsabilização administrativa, civil e criminal.

Conforme explicaram os técnicos da Sedam que participaram do evento, Silvia Regina Oliveira e José Carlos Coutinho, uma investigação minuciosa na área de origem poderá evidenciar a causa do incêndio florestal. “Pegadas, marcas de veículos e dispositivos de ignição proporcionam informações que podem levar ao indiciamento do autor ou, ao menos, à identificação dos motivos que o levaram a incendiar”.

O curso foi divido em dois dias de aulas teóricas e três dias de campo. Foram discutidos assuntos como causas dos incêndios florestais; nomenclatura do incêndio florestal; combustão; transmissão de calor; propagação dos incêndios florestais; intensidade do incêndio florestal; investigação do incêndio florestal; processo de investigação; identificação das evidências; busca da zona de confusão; e classificação da causa através das tabelas de indicadores de ignição.

No final as equipes formadas apresentaram um laudo pericial de uma área que foi periciada pelos alunos participantes do curso.

O curso de Investigação das Causas de Incêndios Florestais foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente – Secretaria Executiva Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento, Superintendência do Ibama e organizado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

DECOM/GOVERNO/RO.

Fonte/Hojerondonia.com

 





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?