O secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, tem o desafio de conduzir a maior pasta do governo, que representa 25% do orçamento, mais de 20 mil servidores e perto de 380 mil alunos, distribuídos em 416 escolas. Entretanto, ele garante que os números não o assustam.
Em entrevista Olivar conta que “o mais importante é que a equipe da Seduc trabalha em harmonia” e que isso tem produzido efeitos muito positivos.
– “Todos os servidores se doam muito à causa da educação, afinados ao entusiasmo e as diretrizes do governador Confúcio Moura. E os bons resultados começam a aparecer neste primeiro ano de governo”.
Conquistas
Em 2011, houve uma série de conquistas apesar de ter sido um ano de “arrumação da casa”. Uma das melhorias foi a implantação do programa Escola de Cara Nova, que investiu perto de R$ 30 milhões para reformar 270 escolas em todo o estado.
Para os professores, a carga-horária diminuiu de 40 para 26 horas semanais visando mais tempo para o planejamento das aulas. O governo implantou a gestão democrática para que as comunidades elegessem, sem qualquer manipulação, os diretores e vice-diretores das escolas, que tomarão posse no próximo dia 16 de janeiro. Todos eles terão MBA em gestão escolar patrocinado pelo governo, além de aumento nas gratificações.
Nova gestão
O governo deu um choque de gestão na educação, promovendo economia, honestidade, qualidade e respeito à categoria. Acabou o ciclo vicioso de debitar na conta da secretaria educação aquisições supérfluas e irresponsáveis que não eram pertinentes à pasta. Com isso, será possível melhoras os salários e as condições de trabalho de todos os servidores, que há muito anseiam por isso.
No governo Confúcio Moura, teve início o projeto de implantação das escolas em tempo integral e das escolas de alternância rural. Em 2012, todas as salas de aula terão ar condicionado e serão informatizadas, além do sistema de integração administrativa de toda a rede e do sistema de diagnóstico e de avaliação externa dos indicadores. A proposta é: mais eficiência nas áreas administrativa e pedagógica; combate à evasão e garantia de professores mais qualificados em sala de aula.
Nova merenda escolar
Outro programa a ser implantado será a compra direta do produtor da agricultura familiar para a merenda escolar, favorecendo a economia agrícola e melhorando a oferta e a qualidade de alimentos.
O desafio é grande. Mas com arrojo, honestidade, disposição e coragem, tudo muda para melhor. Com uma equipe de ponta nas gerências e representações nas cidades do interior, e a parceria preciosa da sacretária-adjunta, Sueli Aragão, e da diretora financeira, Isabel Luz, da orientadora para questões pedagógicas, Raquel Volpato, e todos os gerentes, o secretário Júlio Olivar consegue executar as ações estabelecidas e priorizadas pelo governador Confúcio Moura.
“Todas as conquistas são fruto da determinação do governador e do excelente ambiente de trabalho reinante na Seduc. O doutor Confúcio dialoga e respeita a categoria e, com isso, a confiança que, hoje, os servidores têm no governo cria um ambiente de cooperação e de boas práticas. O governador, pessoalmente, orienta as ações da Seduc e tem na educação um dos eixos principais do seu governo”, destaca Olivar.
– “Só temos a agradecer. Deixo o meu muito obrigado à equipe do gabinete, às gerências e às coordenadorias que conduzem a Seduc. Mas, sobretudo, agradeço aos professores, ao pessoal administrativo e de apoio que estão nas escolas e que trabalham muito para que Rondônia tenha uma educação digna do seu povo”, encerra Júlio Olivar.
Fonte/hojerondonia.