Em Rondônia o Tribunal de Justiça, determinou na sexta-feira (12) a posse do suplente do deputado estadual, Marcos Donadon em 48 horas a contar do recebimento do mandato, que deverá ser ocupada por Edvaldo Soares (PMDB-Ji-Paraná). Marcos Donadon foi preso por condenação do “Supremo Tribunal Federal”, o deputado preso, já tinha seu salário cortado pelo presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, teve seus assessores exonerados e seu gabinete fechado, na vacância do parlamentar a justiça determinou que o suplente Edvaldo Soares (PMDB-Ji-Paraná) seja empossado pela Casa.
O regimento prevê que, a mesa dará posse ao suplente, fato que possivelmente acontecerá ainda essa semana. A determinação do TJ é fruto de um “mandato de segurança” que o suplente Edvaldo Soares, havia ingressado junto à Justiça para que a Assembleia cumprisse o regimento interno, que prevê a “posse do suplente em casos que um parlamentar seja julgado em última instancia”, como foi o caso do deputado preso Marcos Donadon.
Especialistas acreditam disseram que, a posse deverá acontecer ainda nesta segunda-feira (15), informações dão conta de que a posse deverá ser dada por membros da mesa, uma vez que o presidente da Casa está afastados por determinação do TJ por 15 dias a contar da operação apocalipse, que levou para cadeia vereadores e o filho do deputado Hermínio Coelho.
Mateus Andrade
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM