Valter Araújo pede ao ministro da Saúde que credencie hospital do câncer de Cacoal pelo SUS

Ao participar no último sábado (8), da solenidade de inauguração do hospital São Daniel Comboni, em Cacoal, unidade hospitalar que vai tratar pacientes com câncer, o deputado estadual Valter Araújo (PTB), presidente da Assembleia Legislativa, aproveitou para pedir ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente ao ato, que o hospital seja credenciado pelo Sistema único de Saúde (SUS).

“É importante que a unidade seja credenciada pelo SUS, para que possa atender aos pacientes de toda essa região, de forma a assegurar tratamento ao câncer com qualidade, através do sistema público de saúde”, disse Valter.

O hospital é administrado pela Associação São Daniel Comboni (Asdaco) e foi construído com doações e também com recursos públicos. Em abril último, durante a sessão Itinerante em Cacoal, os deputados estaduais aprovaram a destinação de R$ 5 milhões para a conclusão da obra. Os recursos foram provenientes das emendas parlamentares descontingenciadas e foram autorizados pelo governador Confúcio Moura (PMDB).

“De forma conjunta, os deputados destinaram os R$ 5 milhões para a conclusão da unidade hospitalar, que vai tratar de pacientes com câncer, que hoje precisam ser tratados fora de Rondônia, gerando despesas ao Estado e transtornos aos pacientes e suas famílias”, destacou o presidente da Assembleia.

O ministro Padilha reconheceu a qualidade da estrutura hospitalar e disse que técnicos do Ministério da Saúde já deram o sinal verde para o credenciamento do Centro de Oncologia e Hematologia do São Daniel Comboni.

“Em breve, a unidade vai ser credenciada pelo SUS e poderá atender aos pacientes que buscam o tratamento para o câncer”, completou o ministro.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Eranildo Costa Luna.

Fonte/Hojerondonia.com

 





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?