Ao participar no último sábado (8), da solenidade de inauguração do hospital São Daniel Comboni, em Cacoal, unidade hospitalar que vai tratar pacientes com câncer, o deputado estadual Valter Araújo (PTB), presidente da Assembleia Legislativa, aproveitou para pedir ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente ao ato, que o hospital seja credenciado pelo Sistema único de Saúde (SUS).
“É importante que a unidade seja credenciada pelo SUS, para que possa atender aos pacientes de toda essa região, de forma a assegurar tratamento ao câncer com qualidade, através do sistema público de saúde”, disse Valter.
O hospital é administrado pela Associação São Daniel Comboni (Asdaco) e foi construído com doações e também com recursos públicos. Em abril último, durante a sessão Itinerante em Cacoal, os deputados estaduais aprovaram a destinação de R$ 5 milhões para a conclusão da obra. Os recursos foram provenientes das emendas parlamentares descontingenciadas e foram autorizados pelo governador Confúcio Moura (PMDB).
“De forma conjunta, os deputados destinaram os R$ 5 milhões para a conclusão da unidade hospitalar, que vai tratar de pacientes com câncer, que hoje precisam ser tratados fora de Rondônia, gerando despesas ao Estado e transtornos aos pacientes e suas famílias”, destacou o presidente da Assembleia.
O ministro Padilha reconheceu a qualidade da estrutura hospitalar e disse que técnicos do Ministério da Saúde já deram o sinal verde para o credenciamento do Centro de Oncologia e Hematologia do São Daniel Comboni.
“Em breve, a unidade vai ser credenciada pelo SUS e poderá atender aos pacientes que buscam o tratamento para o câncer”, completou o ministro.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA
Autor: Eranildo Costa Luna.
Fonte/Hojerondonia.com