Vereadora requer equipamentos de proteção individuais EPIs para agentes comunitários de Pimenteiras

“Por conta desses riscos acredito que é de suma importância que os agentes comunitários estejam bem protegidos” disse.

Em Sessão Ordinária desta quinta-feira (15-02), a vereadora do município de Pimenteiras Irene Alves Almeida (UB), apresentou ao Plenário a indicação n° 01/2024, que indica ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, providências cabíveis e necessárias para aquisição de equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os agentes comunitários de Saúde (ACS).

O Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Pensando dessa maneira, a vereadora Irene Alves, deu entrada a um requerimento na sessão de quinta-feira, (15), no parlamento pimenteirense, pedindo em caráter de urgência aquisição de uniformes e EPIs para agentes comunitários por parte da prefeitura municipal.

A parlamentar na sua justificativa explicou que a presente indicação, que os agentes comunitários estão precisando de material de trabalho como, mochilas, pastas, protetor solar, crachás de identificação das agentes e uniformes que estão em falta, que são de extrema necessidade, para que assim as mesmas possam desempenhar um melhor trabalho é fundamental para evitar males que podem ser causados pela própria natureza do trabalho, pois, ficam constantemente expostos a riscos devido ao sol que podem causar sérios riscos à saúde de cada um.

“Por conta desses riscos acredito que é de suma importância que os agentes comunitários estejam bem protegidos” disse.

A proposta reforça que o agente comunitário de saúde é fundamental para o bom funcionamento do SUS, tendo em vista que realiza a integração dos serviços de atenção básica à saúde da comunidade. “Eles têm como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS”, finaliza a parlamentar.

Fonte: Wilmer g. Borges/Da Redação do Hoje Rondônia





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?