VEREADORES EVERALDO FOGAÇA, ANA NEGREIROS E ELIS REGINA FAZEM “BLITZ” NAS UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO VELHO

“A Comissão de Saúde da Câmara iniciou as visitas às  unidades públicas municipais de saúde da capital”…

Porto Velho, Rondônia A Comissão de Saúde da Câmara de Porto Velho iniciou nesta quinta-feira (14) seu cronograma de visitas às unidades de saúde do município para verificação dos serviços atualmente oferecidos à população, especificamente na distribuição de senhas, atendimento, infraestrutura e condições de trabalho de servidores.

A comissão é formada pelos vereadores Everaldo Fogaça (PTB), Ellis Regina (PC do B) e Ana Negreiros (PMDB) e visitaram os postos de Saúde Manoel Amorim de Matos, no Jardim Eldorado e o Areal da Floresta, localizado no bairro de mesmo nome, ambos localizados na região da Zona Sul da capital.

De acordo com o vereador Everaldo Fogaça são vários os pontos preocupantes na saúde pública municipal. Em pouco mais de uma hora de visitação, os vereadores ouviram pacientes e servidores e constataram mal atendimento à comunidade, falta de condições de trabalho, e precariedade nas instalações das unidades.

Na Manoel Amorim de Matos, por exemplo, disse Everaldo Fogaça, são distribuídas apenas 20 fichas diárias e os agendamentos para os serviços odontológicos de apenas 8 senhas e possuem uma demanda que extrapola a própria condição de atendimento da unidade. “São oito atendimento diários, mas o ideal seria pelo menos quarenta”, ressaltou.

Outra situação constatada é a distribuição das fichas para atendimentos em outras especialidades. Do total, dez são para pacientes que fazem parte do Programa preventivo de doenças realizado por agentes comunitários de saúde, outros cinco para endemias como malária e as cinco fichas restantes para pacientes diversos, que comparecem ao Posto de Saúde sempre em número de 30 a 40 todos os dias.

“Essa situação das fichas limitadas é um problema antigo. Muita gente deixa de ser atendida diariamente por causa disso. Vamos elaborar um relatório de todas as unidades para obtivermos uma radiografia da qualidade e do estado da saúde da capital para que possamos propor soluções”, ressaltou Everaldo Fogaça.

ASSESSOR DE IMPRENSA “TÓIA”.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?