O município de Pimenta Bueno, um dos principais pólos regionais da produção têxtil do Estado, recebeu nesta sexta-feira (19) os participantes do II Encontro Estadual da Indústria da Confecção. Representantes de mais de 50 indústrias do vestuário de todo o Estado estiveram presentes no encontro, que incluiu os segmentos de moda íntima, praia, fitness, uniformes, moda feminina, masculina e infantil.
Na abertura do encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente, anunciou a liberação de cerca de vinte máquinas industriais para o Centro de Capacitação Tecnológica de Pimenta Bueno, a partir de recursos do governo do Estado.
Representando o governador Confúcio Moura no encontro, Vicente reafirmou a importância do setor para a economia do Estado e a política do governo para estimular essa atividade. O secretário destacou ainda o crescimento da indústria da confecção na geração de emprego e renda nos municípios rondonienses.
“O governo já concedeu uma série de estímulos fiscais para as indústrias de confecções, abriu novas linhas de crédito, através do Banco do Povo, para as costureiras que trabalham pelo sistema de facção e atendem as indústrias, e para aquisição de máquinas e equipamentos para pequenos empreendedores produzirem em suas oficinas”, afirmou Vicente.
“Tudo isso é resultado da determinação do governador, no sentido de oferecer apoio e incentivo a este segmento, capaz de gerar empregos com pequenos investimentos”, destacou.
Peru Moda
O secretário também anunciou que a indústria rondoniense terá um estande na Peru Moda 2013, tradicional feira de negócios do setor, que será realizada no mês de maio, na cidade de Lima. “O governo do Estado, através da Sedes, está trabalhando para promover o fortalecimento desta parceria da indústria rondoniense com o setor têxtil do Peru”, disse o secretário.
Edson Vicente também convidou os empresários do interior do Estado a ampliarem seus negócios para a capital, colocando a estrutura do parque industrial de Porto Velho à disposição dessas empresas. Ele citou ainda o projeto de implantação do shopping “Rondônia Veste”, que poderá ser viabilizado a partir do crescimento da produção do Estado.
Texto e foto: Sandro André – Sedes
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM