Motoristas e pedestres que circulavam pela avenida Major Amarante próximo ao semáforo do Posto Cavalo Branco, na manhã de sábado, 26, paravam para receber um panfleto contendo informações sobre o diabetes.
A iniciativa foi do Movimento Pró Diabéticos de Vilhena em parceria com as secretarias de Saúde (Semus) e de Assistência Social (Semas).
Os membros do Movimento vêm se reunindo há dois meses, sempre nos finais de semana, na casa da mãe de uma criança de 12 anos portadora da diabetes. “São pessoas que buscam trocar informações sobre o controle da doença e querem conhecer um pouco mais sobre a melhor forma de lhe dar com o problema”, comentou o jornalista Ribamar Araújo, voluntário e um dos incentivadores do Movimento Pró Diabéticos.
Durante o pit stop, que contou com a participação de alguns Agentes Comunitários de Saúde, liderados pela enfermeira, Fernanda Peliza, coordenadora do PACS, duas faixas foram estendidas próximas ao semáforo, quando eram distribuídos os panfletos.
De acordo com os organizadores do pit stop, a iniciativa foi alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.
O Movimento Pró Diabéticos de Vilhena pretende promover palestras em escolas e instituições públicas com o objetivo de levar informações sobre a doença.
Os interessados em fazer parte do Movimento podem ligar para 8446-4941, falar com Ribamar, ou para 9247-3941, falar com Eliane. O próximo encontro dos membros do Movimento será dia 03 de dezembro.
Ribamar Araújo (Assessoria).
Fonte/hojerondonia.com