A Avenida Breno Luiz Graebin é um dos principais acessos entre dois pontos distintos da cidade, o Bairro Cristo Rei e o Bairro Nova Vilhena. Por ela é possível acessar por via pavimentada os dois quadrantes da cidade sem a necessidade de acessar as vias urbanas centrais.
Por essa razão a avenida é bastante acessada e, portanto, perigosa. Em alguns trecho ela tem tímidos redutores de velocidade, como é o caso do Cemitério Municipal até o Centro de Convivência dos Idosos, mas, a partir daí, nada garante um tráfego de veículos decente. A velocidade é alta na maioria dos trechos.
Num dos mais perigosos várias pessoas já pediram que a prefeitura instalasse redutores de velocidade. Trata-se do espaço compreendido entre a Avenida Presidente Nasser e a Avenida Jô Sato, que passa por um posto de combustível e a Veterinária São João.
O perigo no local é constante contra animais e crianças principalmente- como centenas de crianças levam seus animais para tratamento na clínica, não raro um deles escapa das mãos dos condutores e as crianças acabam indo atrás dos animais provocando risco de atropelamento. Vários animais já foram atropelados e mortos no local. Os comerciantes, preocupados, já solicitaram inúmeras vezes que sejam instalados quebra molas na Avenida, mas os gestores municipais continuam insensíveis. Talvez aguardem que uma criança seja atropelada.
Esta semana o site Hoje Rondônia procurou a secretária Municipal de Trânsito e foi informado que existe uma solicitação de um vereador para que sejam instalados redutores de velocidade na avenida, e só. Nem o nome do vereador foi revelado.
Autor/Redação/hojerondonia.
Foto/Wilmer G. Borges.