VILHENA: Um pouco do Sul em Rondônia

Hoje Vilhena completa 34 anos de emancipação política. Considerada a entrada para a Amazônia Ocidental, por isso o nome “Portal da Amazônia”, o município teve seu povoamento caracterizado por vários fatores, entre eles, o projeto de colonização do Governo Federal e a extração de madeira. Para um vilarejo que começou com um pouco mais de 20 famílias e hoje possui uma população de mais de 77,9 mil habitantes. O ponto forte da região é a produção de soja. Hoje cerca de 90% da produção no Estado é proveniente do Cone Sul.

A história do surgimento da cidade começou no início do século XX, por volta de 1910, com a passagem por estas terras da expedição chefiada pelo tenente coronel Cândido Mariano da Silva Rondon, quando fixou nos campos do Planalto dos Parecis um posto telegráfico, na linha Cuiabá/Santo Antônio do Alto Madeira, onde ligariam as principais cidades da região Oriental do País, Cuiabá (MT), Porto Velho, construindo milhares de quilômetros de cabos telegráficos e fazendo surgir vilas em torno dos postos.

HOMENAGEM

O nome “Vilhena”, denominado por Rondon, foi uma homenagem ao ex-chefe Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, que foi engenheiro chefe da Organização da Carta Telegráfica Pública. Nos tempos de sua colonização Vilhena também recebeu a alcunha de Eldorado Amazônico. O termo fazia referência à cidade de Eldorado que, segundo a lenda de índios, seria feita de ouro maciço.

A energia elétrica, na época era por meio de geradores próprios e o fornecimento de água era feito por caminhões, com tambores abastecidos nas águas dos Igarapés. Conhecida como Cidade Clima da Amazônia por ter uma temperatura menor, comparada a outras cidades da região Norte, de lá para cá, Vilhena começou a se consolidar com a construção da atual rodovia BR-364. Com os anos, a pecuária e a agricultura se consolidaram. Em seguida veio a implantação de fábricas de colchões, empresas e o frigorífico que são os responsáveis pela absorção da mão de obra excedente.

AGROPECUÁRIA

No setor primário ainda há uma grande criação de gado de corte e leiteiro. Estima-se que existem mais de 90 mil cabeças de gado na região. Um dos setores que cresceram nos últimos anos, foi o setor imobiliário com vários loteamentos na cidade.

COMEMORAÇÃO

Em comemoração ao aniversário da cidade, a prefeitura realizou quatro dias de festa na praça Nossa Senhora Aparecida. Foram vários shows de sexta à segunda-feira. Com a apresentação de bandas locais, o Rock In Rua, sorteio de brindes, Missa Campal e presença do  “Ministério Caminho Seguro” de São Paulo (SP) e do “Ministério André Valadão” de Minas Gerais (MG) e show pirotécnico que encerrou as festividades.

REGISTRADO CRESCIMENTO EM DIVERSOS SETORES

Nos últimos dois anos o município tem alçado várias conquistas como a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), fábrica de óleos de girassol extra virgem, Park Shopping, 45 quilômetros de pavimentação asfáltica, 365 casas populares – através da Caixa Econômica Federal “Minha Casa, Minha Vida”, reformas de escolas e instalação da UTI no Hospital e a maternidade infantil. Obras que vão beneficiar a população e que ainda estão em fase de conclusão são a construção do Hospital Infantil e a iluminação do perímetro urbano da BR-364.

Diário da Amazônia

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?