Como já era esperado o prefeito Zé Rover (PP) começou a demitir os centenas de portariados da prefeitura. Segundo fontes não oficiais na semana passada foram 380 num só dia, mas a conta pode ser bem maior.
Além da necessidade de adequar a quantidade de portariados ao TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – assinado com o Ministério Público para diminuir a quantidade de cargos comissionados a prefeitura está sem recursos para arcar com a folha de pagamento, segundo fontes da própria prefeitura. O prefeito também tem que fechar o ano fiscal sem deixar restos a pagar para o próximo exercício, mas isso é praticamente impossível. Fornecedores reclamam que não recebem. Uma das vítimas foram as crianças que deixaram de receber o leite, uma vez que o fornecedor disse que não recebe há três meses. Outra foram os idosos já que a falta de pagamento levou a empresas Sol Nascente a cancelar o transporte dos idosos.
O problema também se arrasta para outras áreas, como a saúde. Segundo informações de fontes do Hospital Regional, há o sério risco de a UTI parar de funcionar já que, segundo informações, o governo deixou de fazer o repasse regular há seis messes.
Segundo informações de vereadores, a prefeitura poderá ter que fazer empréstimos para honrar pelo menos o pagamento de dezembro dos servidores efetivos. Mas há ainda o décimo terceiro. Um servidor disse à reportagem do site que não foi paga a parcela integral no mês de julho, o que seria 50% do décimo. “Eu recebi as base de 40%”, disse o servidor.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM