Aprovado projeto de Epifânia que estabelece campanha continuada de repúdio aos crimes contra a mulher

Campanha continuada de repúdio aos crimes de violência praticados contra a mulher foi aprovada pela Assembleia Legislativa. Os parlamentares enalteceram o projeto de lei, de autoria da deputada Epifânia Barbosa (PT), que recebeu parecer favorável de Euclides Maciel (PSDB), e que é destinado a coibir essa modalidade de delito. A matéria segue agora para sanção governamental.

Órgãos públicos e privados de Rondônia, prioritariamente em escolas, hospitais, ambulatórios e centros de saúde, bem como associações de bairros, receberão a campanha, segundo o projeto de lei. Epifânia Barbosa esclareceu que a campanha será desenvolvida por ações de divulgação da Lei Maria da Penha; divulgação dos principais fatores que ensejam os crimes de violência praticados contra a mulher e das formas de minimizá-los; conscientização da população e registro e divulgação dos índices de violência praticados contra a mulher.

As estatísticas disponíveis não deixam dúvidas quanto à relevância dos índices de violência contra a mulher e a consequente necessidade de enfrentar e combater essa realidade. Pesquisa da Fundação Perseu Abramo escancarou uma realidade cruel: a cada 15 segundos, uma mulher brasileira é vítima de violência na forma de espancamentos, quebradeiras e ameaças com armas, entre outras crueldades.

A pesquisa revelou ainda que 70% dos casos de agressão à mulher são cometidos pelo marido ou companheiro. Ex-marido, ex-companheiro e ex-namorado também aparecem com alto grau de atos de violência praticados contra a mulher. “Nosso projeto busca a participação mais efetiva do Governo do Estado no esforço de reduzir a violência que vitima a mulher”, comentou a deputada Epifânia ao agradecer a aprovação do projeto de lei, garantindo que a proposição é uma das alternativas para engajar o Poder Público Estadual no movimento de toda a sociedade para que a violência deixe de ser realidade presente e cruel contra as mulheres.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Carlos Neves.

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?