FAVOO e Sicoob Credisul firmam parceria inédita para impulsionar a entrada de estudantes no mercado de trabalho


Estágios têm se mostrado uma das portas mais efetivas para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Além de aproximarem os alunos da realidade profissional, os programas de estágio oferecem vivência prática — algo cada vez mais exigido pelas empresas no momento da contratação.

Ciente desse cenário, a Faculdade FAVOO, de Vilhena, tem investido continuamente na preparação de seus estudantes para enfrentar os desafios do mundo profissional. E como parte desse compromisso, a FAVOO e a Sicoob Credisul acabam de remodelar uma importante parceria, criando um programa de estágio único: o Geração Coop.

Nessa parceria exclusiva entre a cooperativa de ensino e a cooperativa de crédito, 100% dos estagiários contratados pela Sicoob Credisul são alunos da FAVOO, reforçando não só o vínculo institucional entre as duas cooperativas, mas também a crença compartilhada no poder da cooperação.

“Nós acreditamos no estágio como um passo essencial na formação dos nossos alunos. Por isso, buscamos parcerias que ofereçam não só oportunidades, mas também experiências de qualidade. Esse convênio com o Sicoob Credisul é um marco para nossa instituição e um exemplo de como o ensino superior pode dialogar com o mundo do trabalho de uma forma tão colaborativa”, afirma o diretor da FAVOO, professor Vitor de Medeiros Marçal. “Além disso, para nós, que proporcionamos uma formação cooperativista, é muito importante que os alunos tenham como primeira experiência profissional uma cooperativa”, explica.

No Programa Geração Coop, os estagiários são mais que colaboradores: eles fazem parte de um movimento de transformação. O estágio, neste contexto, não é apenas um contrato temporário — é um chamado à construção de um futuro mais justo, mais humano e mais solidário.

Para o estagiário Lucas Corrêa, acadêmico do 4º período do curso de Ciências Contábeis da FAVOO, participar desse projeto tem sido uma experiência gratificante por ter a oportunidade de desenvolver na prática as habilidades que estudam em sala. “Além disso, podemos contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e promover a justiça financeira, que são os principais valores demostrados pela Sicoob Credisul. E fazer parte dessa organização vem me mostrado algo muito positivo em nosso desenvolvimento, ajudando nossos times de forma cooperativa e efetiva, além de demostrar nossas capacidades e potenciais”, afirmou.

“É uma chance de mostrar nosso potencial. De mostrar que estamos prontos para competir, mas de uma maneira diferente, pois não queremos conquistar nada sozinhos”, completa.

Mais do que uma ponte entre a formação acadêmica e a prática profissional, o programa simboliza a vivência dos valores cooperativistas. Trabalhar em uma cooperativa como o Sicoob Credisul é compreender, na prática, que quem coopera chega mais longe, mais depressa — e que o crescimento é coletivo.

“O Geração Coop não é só um programa de estágio, ele é um conceito, uma filosofia de vida. Ele foi criado para se contrapor ao conceito da geração nem nem (que nem estuda e nem trabalha). O nosso aluno estuda sim, e trabalha sim. Estuda e trabalha numa cooperativa”, diz a presidente da Favoo, Carolina Torres.

A proposta da iniciativa é formar talentos com vontade de mudar o mundo, mas que entendem que essa mudança começa em comunidade. É por isso que, para a FAVOO e para o Sicoob, essa parceria vai muito além do estágio: ela planta, desde já, as sementes do desenvolvimento regional sustentável.

“Para nós é muito importante ajudar a formar a mão de obra que iremos contratar, formar o profissional que iremos acolher no nosso time, e proporcionar uma oportunidade de estágio faz parte dessa formação”, declara Vilmar Saúgo, Diretor Executivo do Sicoob Credisul.

O entusiasmo dos alunos, presente no vídeo institucional divulgado pela FAVOO, dá o tom do projeto, que já nasce com o olhar voltado para o futuro — e com a força da cooperação como motor de transformação.

Fonte: Por Zé Antônio

spot_img
Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?