O governador Confúcio Moura cumpriu extensa agenda no sábado (15) no município de Alvorada do Oeste, onde autorizou o início dos serviços de nove quilômetros de recapeamento urbano, participou do 1º Encontro de Produtores Rurais e da abertura da campanha de combate ao câncer de colo do útero e de mama, de iniciativa da Loja Maçônica Estrela da Alvorada 21. Confúcio também vistoriou as obras de conclusão do presídio local e da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), essa última prevista para ser concluída em 45 dias.
Confúcio aproveitou a agenda no município para vistoriar um trecho da pavimentação da RO-473, que não foi concluído pela empresa contratada e o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) assumiu o compromisso de terminar a obra com maquinário e servidores próprios.
Após assinar a autorização para o DER iniciar o recapeamento de ruas na cidade, o governador anunciou que a ordem de serviço para a reforma da escola Humberto Campos, no distrito de Tancredópolis, será dada em 60 dias. Também liberou R$ 1,3 milhão de emendas do deputado Luizinho Goebel (PV) para ser investidos em combustível, peças e reforma de maquinário.
O recapeamento foi iniciado pela Rua Machado de Assis. Confúcio Moura, o prefeito Ranieri e o deputado estadual, Luizinho Goebel e o deputado federal Lúcio Mosquini acompanharam o início dos trabalhos.
O governador ressaltou que os deputados Luizinho e Laerte destinaram R$ 700 mil de emenda parlamentar para a compra de material asfáltico, para o DER executar a obra com maquinário e servidores próprios. “O DER tem cerca de 600 máquinas e equipamentos próprios. A maior empresa de Rondônia não chega nem perto do DER. Por isso temos condições de oferecer esses serviços. Os impostos pagos pelo contribuinte são devolvidos à população em forma de benefícios. Essa é a função do administrador”, afirmou.
O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, salientou que o Departamento tem importância imensurável para a população. “Não há desenvolvimento se não houver estradas. As crianças precisam estudar. O agricultor necessita escoar sua produção. As pessoas precisam se locomover. O DER tem essa missão de extrema necessidade e cumpre seu papel”, disse.
Para o prefeito Ranieri Luiz, o homem do campo é a mola propulsora da economia, e o DER é quem dá sustentabilidade ao produtor rural. Ele disse que a prefeitura tem dificuldades para manter a cidade em ordem, mas o governo abriu as portas e tem colaborado com todas as ações, como o recapeamento de nove quilômetros de pavimentação urbana. “O governo de Rondônia tem sido um pai para Alvorada”, assegurou o prefeito.
Morador do distrito de Tancredópolis, Gervásio da Vitória, pediu o microfone para agradecer ao governador pelo asfaltamento de quatro quilômetros de ruas na localidade. “Outros governadores prometeram, mas nunca cumpriram. Você prometeu e a empresa está concluindo a obra”, elogiou Gervásio.
Representantes do município, os deputados Luizinho e Laerte Gomes destacaram a parceria política que resulta em benfeitorias para Alvorada. Para Luizinho, o peso que uma pessoa não levanta, dois conseguem erguê-lo. “Se Alvorada está melhor, é porque o governo está presente”, apontou.
Laerte enfatizou que essa parceria com a junção de emendas parlamentares para fazer o recapeamento de ruas em Alvorada é apenas o início dos benefícios para o município.
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM