O diploma é obrigatório para a posse, no próximo dia 1° de janeiro de 2025, e é o último ato do processo eleitoral
Aconteceu nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 10:00 horas da manhã, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Chupinguaia.
O evento foi promovido e organizado pela Juíza Eleitoral, Miria do Nascimento de Souza da 08? Zona Eleitoral de Colorado do Oeste/RO; e pela Promotora Eleitoral Camyla Figueiredo de Carvalho. O ato ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores do município, de forma restrita para os eleitores.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo, sendo que todas as contas dos eleitos foram apreciadas e julgadas em tempo hábil pela Justiça Eleitoral, ou seja, antes da solenidade de diplomação.
O diploma é o documento que atesta que a candidata e o candidato foram eleitos e estão aptos a tomar posse no cargo, enquanto a diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes.
Isso somente ocorre após a totalização dos votos e a verificação das pessoas eleitas e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
A partir da diplomação, a candidata e o candidato eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos.
O vereador eleito, mais votado, Gardell Vinicius (PSD), agradeceu os votos que recebeu e lembrou a votação do dia 6 de outubro. “Vivemos um momento no qual vemos a participação do eleitor reduzir a cada pleito, o que nos exige uma reflexão e também um agradecimento àqueles que se sentiram tocados a contribuir e escolher seus representantes”, afirmou Gardell.
Em seu discurso de diplomação o Prefeito eleito Dr. Wesley Araújo (PP), agradeceu o apoio da população chupinguaiense e a oportunidade de assumir a gestão da cidade no dia 1° de janeiro de 2025.
Presentes no evento da diplomação a Juíza Eleitoral, Miria do Nascimento de Souza, Promotora Eleitoral Camyla Figueiredo de Carvalho, prefeita Sheila Mosso, vice-prefeito do município, presidente da Câmara dos Vereadores, Ederson Luiz Fassícolo, presidente da OAB, subseção de Vilhena, Túlio Magnus e o comandante da Polícia Militar Wachington Fagner Alfredo, vereadores e vereadores eleitos, familiares e convidados.
Foram diplomados o prefeito eleito Dr. Wesley Araújo (PP), o vice-prefeito eleito Eliezer Paraíso (PSD) e os vereadores eleitos, Gardell Vinicius (PSD), Denison da Cidade Alta (PSD), Eder da Van (PL), Gaguinho do Novo Plano (PP), Rubinho do Novo Plano (PL), Alicate (PRD), Maria do Guaporé (Republicanos), Angélica Pereira (PP), Careca (Agir).
Autor e Fotos: Wilmer G. Borges/Da Redação do Hoje Rondônia