O Projeto “SEJUCEL Itinerante”, idealizado pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, há ser executado pela Coordenação de Cultura em parceria com a Coordenação de Juventude e Coordenação de Esporte e Lazer.
Através de ação direta junto aos segmentos culturais busca adquirir subsídios necessários ao fomento da cultura nas dez micro-regiões do Estado, proporcionando o envolvimento dos agentes culturais, juntos as demais ações realizadas em cada município, mais especificamente no âmbito da Cultura, Esporte, Juventude e Lazer.
O projeto dará suporte a II Conferência Estadual de Cultura, ampliando a rede de contatos, cadastros, discussões e debates, bem como, contribuirá para difusão das políticas públicas no âmbito do Esporte e da Juventude.
Objetivo Geral:
Subsidiar a difusão das Políticas Culturais, do Esporte e da Juventude nas dez micro-regiões do Estado de Rondônia, através do controle das informações, diálogo, debates, obtenção de dados que possam subsidiar as ações políticas, administrativas e executivas as SEJUCEL.
ARTESANATO: P.A.B. — Programa do Artesanato Brasileiro tem como finalidade a geração de trabalho e renda para o artesão, além de “coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como, desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, no entendimento de que artesanato é empreendedorismo”. O P.A.B. é também responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional para o setor do artesanato.
AÇÕES ARTESANATO
Cadastro dos Artesãos no P.A.B. – Programa do Artesanato Brasileiro em todos os Municípios.
Cadastrar os artesãos exercendo o controle sobre os mesmos, com a finalidade emitir a Carteira de Identificação Federal, para que os mesmos tenham acesso a informações e ao exercício de seus direitos e reconhecimento enquanto categoria profissional.
Necessário para os artesãos se cadastrarem:
1) xerox do CPF, RG e comprovante de residência (precisa esta nome da pessoa)
2) uma fotos 3×4
3) peças de artesanato prontas e uma outra semi pronta para confecção na presença do
Coordenador do PAB
4) uma peça pronta embalada e identificada com nome do artesão, email caso tenha, telefone para contato para amostra da vitrine do PAB
SOBRE A CARTEIRA
01 – É a identidade do artesão e do no Brasil;
02 – É gratuita;
03 – É válida por 4 anos;
04 – Dá isenção de ICMS na comercialização dos produtos artesanais;
05 – Permite que o artesão comercialize o seu produto com sua nota fiscal avulsa;
06 – Ajuda o artesão a conseguir o transporte de seus produtos para as feiras estaduais e nacionais;
07 – Insere o artesão no Sistema de Cadastro do Programa do Artesanato Brasileiro – SICAB;
08 – Pode em algumas instituições financeiras ser utilizada como comprovante de emprego e renda;
09 – Possibilita a participação em feiras regionais, nacionais e internacionais;
10 – No Estado de Rondônia a Carteira Nacional do Artesão, é emitida exclusivamente pela Coordenação do PAB de Rondônia, na SEJUCEL .
OBSERVAÇÃO: Das Secretarias municipais precisamos que seja feita uma mobilização com os artesãos, convidando, divulgando sobre o cadastro, preciso somente de uma sala o resto do material levaremos.
Os artesãos deveram comparecer todos no mesmo horário, no dia 19/05/2016, pela manhã as 8:00 e a tarde as 14:00, e no dia 20/05/2016 somente pela manhã as 08:00, lembrando todos os profissionais deveram estar todos no mesmo horário para receber as orientações no local aonde vocês escolherem para realizar o cadastro, todos deveram levar o material que esta discriminado no item AÇÕES ARTESANATO acima relacionados.
LEI CULTURA VIVA: É a primeira política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura.
A sociedade brasileira é beneficiaria dessa Política Nacional que prioriza os povos, grupos, comunidades e populações que estão em situação de vulnerabilidade social, com reduzido acesso aos meios de produção, registro, fruição e difusão de sua cultura, e que demandam maior reconhecimento de seus direitos humanos, sociais e culturais. Garantindo o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros e estimulando o protagonismo, a gestão pública compartilhada das políticas públicas da cultura, amparada em mecanismos democráticos de diálogo e participação.
SEGMENTOS CULTURAIS: Ao cadastrar todos os eventos culturais considerando grau ou nível de relevância para a população, período de realização, significado cultural, instituições ou entidades organizadoras, facilita a elaboração de um calendário estadual de eventos com a finalidade de subsidiar a SEJUCEL em seu planejamento anual para possível apoio sistemático aos eventos.
Precisaremos do levantamento e da relação de todos equipamentos culturais que estão funcionando e como funcionam e os que estão parados e o por que, e também a relação de todos os eventos tradicionais, culturais e esportivos do município.
NÃO ESQUECER:
PARA O ARTESANATO
Das Secretarias municipais precisamos que seja feita uma mobilização com os artesãos, convidando, divulgando sobre o cadastro, preciso somente de uma sala o resto do material levaremos.
Os artesãos deveram comparecer todos no mesmo horário, no dia 19/05/2016, pela manhã as 8:00 e a tarde as 14:00, e no dia 20/05/2016 somente pela manhã as 08:00, lembrando todos os profissionais deveram estar todos no mesmo horário para receber as orientações no local aonde vcs escolherem para realizar o cadastro, todos deveram levar o material que esta discriminado no item AÇÕES ARTESANATO acima relacionados.
SEGMENTOS CULTURAIS
Precisaremos do levantamento e da relação de todos equipamentos culturais que estão funcionando e como funcionam e os que estão parados e o por que, e também a relação de todos os eventos tradicionais, culturais e esportivos do município.
Segue relação dos municípios com os dias e os horários que os artesãos deveram comparecer para realizar o cadastro, no local que as Secretarias municipais escolherem
SEGUNDA (16/05) – CHUPINGUAIA – (MANHÃ) as 08:00
CORUMBIARA – (TARDE) as 14:00
TERÇA (17/05) – CABIXI – (MANHÃ) as 08:00
PIMENTEIRAS – (TARDE) as 14:00
QUARTA (18/05) – CEREJEIRAS – (MANHÃ) as 08:00
COLORADO – (TARDE) as 14:00
QUINTA E SEXTA (19 E 20/05) – VILHENA
19/05 – manhã as 08:00 e
19/05 – tarde as 14:00
20/05 – somente pela manhã as 08:00
SÁBADO (21/05) – CACOAL (ENTREGA DE MAIS DE 80 CARTEIRAS DE ARTESÃOS)
Qualquer duvida entrar em contato pelo telefone 3216 5131 ou 9245 4468 e falar com Wéllida
OBSERVAÇÃO: FAVOR ACUSAR O RECEBIMENTO
Atenciosamente, Wéllida Sodré/Coordenadora do Projeto SEJUCEL ITINERANTE
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM