SEMUSA DE PIMENTEIRAS PROMOVE CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”, DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

A Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste/RO; através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizaram nesta quinta-feira (29/11) ações para promover a saúde do homem em alusão a Campanha Novembro Azul. No município, foi abordada a importância da prevenção da saúde do homem com atividades referente a consultas, solicitações de exames, encaminhamentos e orientações quanto ao planejamento familiar, auriculoterapia, orientações nutricionais e palestras à violência e hábitos nocivos à saúde, disse o secretário municipal de saúde Marcelo Dondé.

O câncer está em terceira posição dentre as causas de mortalidade entre os homens e, segundo a Dra. Silvana Hubner, o câncer de próstata é o 13° dentre os cânceres que mais mata. Existem outras doenças e fatores responsáveis pela mortalidade do homem. “As principais doenças que levam os homens a morte depois das causas externas; como acidentes, brigas e exposição à riscos; são as doenças cardiovasculares, como infarto e também derrames. Os cânceres também estão em destaque e aparecem na terceira posição, como câncer de pulmão relacionado ao tabagismo, doenças de fígado relacionadas ao consumo abusivo de álcool; o câncer de próstata, entre os homens dos 20 aos 59 anos, é apenas o 13º câncer mais frequente. O peso maior do câncer de próstata é a partir dos 60 anos, quando se torna um dos principais fatores responsáveis pelas mortes dos homens”, explica Silvana.

A vice-prefeita Valéria Garcia (PP) enfatizou que o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida para a sociedade e aos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado no mês de novembro.

De acordo com a Vereadora e enfermeira Daiana Alfaro de Souza (PV), esse é o tipo de câncer mais prevalente entre o sexo masculino atingindo um a cada seis homens. Por isso, especialistas recomendam que todos os homens com mais de 40 anos, com caso de câncer de próstata na família, e homens com mais de 45 anos devem participar da campanha.

O prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT) disse que depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para a prevenção ao câncer de mama, conhecido como outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é um alerta: a importância da prevenção do câncer de próstata. A prefeitura de Pimenteiras, por meio da secretaria municipal de saúde, preparou atividades para a Campanha Novembro Azul, criada para despertar a conscientização a respeito da saúde do homem.

Câncer de próstata — A Dra. Silvana Hubner afirma que o preconceito deve ser deixado de lado, pois a prevenção é mais importante do que a vergonha. “Os sintomas relacionados ao problema da próstata são obstrutivos. Aquele homem que está sentindo alguma dificuldade para urinar; aquele homem que apresenta problemas relacionados a ereção ou a qualidade da vida sexual; dores na região do períneo; tudo isso pode ser sugestivo a uma doença da próstata e uma Unidade de Saúde deve ser procurado mais breve. Quanto antes iniciado o tratamento, melhor”.

Fonte e Fotos: Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa-PMP

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?