SUSTENTABILIDADE: Confúcio diz que Rondônia vai fazer bonito na Rio + 20

Focado nos temas desenvolvimento, inclusão e preservação, assuntos que irão movimentar a Conferência Rio + 20, o governador Confúcio Moura disse na manhã desta quinta-feira (24) em Ji-Paraná, ao fazer a abertura da feira Rondonia Rural Show, que Rondônia “vai fazer bonito”. Segundo ele, na questão do desenvolvimento Rondônia poderá mostrar o exemplo da própria feira, a produção de energia no rio Madeira, a ferrovia que ligará o Centro-Sul até o Acre e os corredores multimodais, incluindo a hidrovia do rio Madeira.

“Temos um excelente canal de exportação pelo rio Madeira para vender madeira certificada, minério, carne e soja para o mundo”, disse.

O governador falou também da necessidade de regularização fundiária e de sua expectativa com relação a sanção do novo código florestal pela presidente Dilma Roussef. “Na próxima semana, quando for sancionado o novo código florestal, teremos 87% das propriedades rurais automaticamente licenciadas”. O governo já vem trabalhando com equipes no campo para a regularização fundiária. É o único estado que vem fazendo isso em todo o país.

O governador falou ainda do programa de piscicultura, “uma onda que está pegando”, segundo ele. Outra primazia de Rondônia é o pirarucu criado em cativeiro, o único certificado pelo Ibama em todo o país. Moura lembrou que nos anos 60 e 70, José Lindoso, um ex-governador do Amazonas, dizia que o peixe era o boi da Amazônia. “Pois Rondônia tem os dois”, citou.

Confúcio Moura agradeceu o apoio que vem recebendo da presidente Dilma Roussef, e ao final de seu discurso, ainda deu uma cutucada em setores do próprio governo, conclamando-os a dar respostas mais rápidas. “Chega de lerdeza”, disparou.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?