UHE Santo Antônio se prepara para o início da geração de energia, Rondônia e Acre serão os primeiros estados beneficiados

Na manhã desta sexta-feira (14), os Webjornais de Rondônia foram convidados a conhecer o sistema de montagem de turbinas e outros procedimentos em andamentos no canteiro de obras da Usina Santo Antônio. A Imprensa foi recepcionada e recebeu explicações do gerente geral da obra, engenheiro Nelson Caproni, empreendedor com mais de 35 anos de experiência na construção de barragens.

Dezembro de 2011. Esta é a data prevista, antecipando em um ano o início da geração de energia na primeira das 44 turbinas tipo Bulbo da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio.

Esta  primeira turbina está localizada na margem direita do empreendimento, no grupo gerador um, que terá o total de oito turbinas. A energia gerada inicialmente vai atender a demanda de Rondônia e Acre, com suporte para atender 350 mil residências. Quando concluída a obra, o restante da energia produzida na usina hidrelétrica abastecerá todo o Brasil, por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Cada turbina do empreendimento tem cerca de oito metros de diâmetro, aproximadamente mil toneladas e uma potência média de 72 megawatts (MW), se constituindo nas turbinas Bulbo de maior capacidade de geração no mundo. As 44 turbinas da UHE Santo Antônio terão juntas a capacidade de 3.150,4 MW e geração firme de 2.218 MW, agregando 4% à geração de energia elétrica do Brasil.

A Imprensa foi recepcionada e recebeu explicações do gerente geral da obra, engenheiro Nelson Caproni, empreendedor com mais de 35 anos de experiência na construção de barragens

Mínimo impacto com o máximo de energia

A busca pelo menor impacto ambiental levou a Santo Antônio Energia a optar por tecnologias inovadoras que permitem reduzir a área do reservatório de maneira significativa, abrangendo pouco mais do que o rio Madeira já afeta nos período de cheia.

É o processo chamado “a fio dágua”, com turbinas tipo Bulbo, dispostas horizontalmente, e que usam a principal característica do Madeira, ou seja, a força e a vazão de suas águas, para gerar energia, ao invés da utilização de grandes quedas d’água ou a formação de grandes lagos. Graças a essas características, a UHE Santo Antônio será capaz de produzir mais energia com menor área alagada, o que é melhor para o meio ambiente.

Curiosidades sobre as turbinas Bulbo da UHE Santo Antônio

As Três Caixas d’ Água, um dos símbolos de Porto Velho, armazenam 600 mil litros a mesma quantidade de água que passará em cada turbina, por segundo. Outro dado que reflete a grandeza do projeto é o tamanho de cada turbina. De ponta a ponta, cada uma das 44 turbinas tem o mesmo comprimento da histórica ponte do Rio Jacy – Paraná, ou seja, 83 metros.

Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia (SAE) é a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,04, megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas.

O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental.

Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Rondoniaovivo.com.

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?