MODELO DA COOPERATIVA DO PARANÁ DEVERÁ SER IMPLANTADO EM RONDÔNIA

Uma comitiva formada por autoridades do Governo de Rondônia e cooperativistas da região de Vilhena visitou esta semana, as instalações da Coopavel – Cooperativa Agroindustrial da região de Cascavel, no Paraná, onde foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Dilvo Grolli; pelo prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; e pelo ex-prefeito Pedro Mufato; além de diretores da Coopavel.

O objetivo da visita, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia (Sedes), Edson Vicente, foi conhecer o modelo de cooperativismo voltado para o agronegócio, implantado com grande sucesso no sul do país.

A cooperativa tem 41 anos de fundação e movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano, através da produção de três mil cooperados em 11 unidades industriais, espalhadas por 17 municípios do sudoeste paranaense, e possui uma das maiores estruturas agroindustriais do sul do país.

“A partir do modelo da Coopavel, o Governo do Estado trabalhará ao lado do setor cooperativista rondoniense para construir um novo pólo de produção baseado na força do agronegócio, com a participação de milhares de produtores do Estado”, declarou Vicente. “Esse é um projeto que interessa muito ao governador Confúcio Moura, que acredita na produção agroindustrial para o desenvolvimento do nosso Estado”.

Participaram da visita, o senador Assis Gurgacz; o prefeito de Vilhena, José Rover; e os presidentes da Coopervil, Eduardo Sartor; da OCB-RO, Salatiel Rodrigues; da Associação Comercial de Vilhena, José Ivanildo; do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Padovani; e o vice-presidente da Credisul, Vilmar Saúgo.

Visita

A comitiva conheceu os frigoríficos de aves, suínos e bovinos, além de um laticínio e uma esmagadora de soja da cooperativa. Também visitou as obras do terminal logístico para frios, que está sendo construído ao lado da estrada de ferro, com investimento de 200 milhões de reais; e da processadora de farinha de trigo, que está sendo executada com investimento de 50 milhões de reais.

“Realmente é impressionante o que aquela cooperativa trouxe para a região”, disse o secretário Edson Vicente. “Nos próximos dias, estarei reunido com os empresários para definirmos o plano de ação”, declarou.

Um dos projetos que deverá ser adotado em Rondônia é o sistema integrado de avicultura de uma esmagadora de soja (que fornecerá o subproduto para a fábrica de ração já existente em Vilhena e que deverá ser ampliada), fechando o ciclo completo de produção.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Padovani, “a visita foi muito produtiva e todos ficaram bastante entusiasmados, porque viram todo o complexo industrial em funcionamento”, disse Evandro. “Também visitamos propriedades rurais, que produzem em média 25 quilos de leite por vaca”.

Evandro destacou “a modernização do aviário, com tratamento automatizado e tecnologia de ponta, além do novo moinho de trigo, da fábrica de adubo de primeira qualidade e dos frigoríficos de aves e suínos, que servem de modelo para Rondônia”.

“Hoje se concretizou uma parceria com a Coopavel e Coopervil”, disse Padovani, que destacou a presença do senador Assis Gurgacz e a importância do trabalho desenvolvido pelo secretário Edson Vicente. “É essa força que temos que trazer para Rondônia”, concluiu Padovani.

Coopavel

A Coopavel Cooperativa Agroindustrial, fundada em 1970, possui 24 filiais instaladas em 17 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, com 3.000 associados e 4.300 funcionários e um faturamento de R$ 954 milhões, sendo 75% de produtos industrializados, comercializados em todo território nacional e parte destinados à exportação para a Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

A cooperativa possui um moderno parque com 11 indústrias instaladas, incluindo frigoríficos, laticínios, fábricas de rações, moinhos de trigo e soja, indústria de fertilizantes e produção de embutidos de carne, além de frota própria de 240 caminhões. Dispõe ainda de matrizeiro e incubatório de aves, unidades produtoras de suínos, estrutura para distribuição de calcário e laboratório de controle de qualidade.

Texto e foto: Assessoria/Sedes

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?