Recuperação de estradas garante o escoamento da produção de peixe

A Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Ouro Preto do Oeste, região Central do Estado, encerra nesta quarta-feira (20) a recuperação de 87 quilômetros da RO-010, do município de Mirante da Serra até o distrito de Tarilândia, em Jaru…

A estrada, conforme o residente regional, Messias Eustáquio, é uma das mais importantes da região de Ouro Preto, no que se refere ao escoamento da produção de peixe, atividade em expansão no centro do Estado.

De acordo com Eustáquio, somente da região de Mirante da Serra são retiradas três carretas de peixe por semana. A maior parte da piscicultura, segundo ele, sai via RO-010, entre Mirante e Tarilândia. “A criação de tambaqui está se tornando um dos principais negócios na região Central de Rondônia, junto com a produção de leite”, frisa o residente.

Após o trabalho de patrolamento e abertura lateral na rodovia, Eustáquio explica que o DER fará o levantamento de um trecho de quase dois quilômetros na RO-010, para evitar o alagamento durante o período de chuvas.

Eustáquio afirma, ainda, que a Regional de Ouro Preto tem sob sua responsabilidade cerca de 400 quilômetros de estradas não-pavimentadas, abrangendo os municípios de Ouro Preto (distrito de Rondominas), Nova União, Mirante da Serra, Urupá, Teixeirópolis, Vale do Paraíso (distrito de Santa Rosa) e ainda o distrito de Bom Jesus, pertencente a Jaru. Desse total, 200 km já foram patrolados e receberam abertura lateral, com eliminação de curvas perigosas e cortes de morros em pontos críticos.

Lúcio Mosquini, diretor-geral do DER, afirma que as 11 Residências Regionais apresentam resultados melhores com relação ao mesmo período do ano passado, quando foi criado o Projeto Estradão. “Tudo isso porque o governador Confúcio Moura soube investir na estruturação do parque de máquinas do órgão”, ressalta.

Mosquini acrescenta que o governador Confúcio tem dado incentivos para a agricultura e para a piscicultura. Ele diz que entre os incentivos está a oferta de boas estradas para o escoamento da produção. Nesta sexta-feira (22) o DER inicia a recuperação de 30km da RO-470 (Linha 81), rodovia que liga Ouro Preto a Nova União e Mirante da Serra. No local, foram substituídas dez pontes velhas de madeira por bueiros ármicos e tubos de concreto.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?